A Maior Loja Especializada de Cerveja do Brasil

CATEGORIAS

Esquenta OKTO: como nasceu?

Tudo começou em 1810 com um casamento real. O príncipe Ludwig I da Baviera e a princesa Teresa da Saxônia-Hildburghausen casam-se em outubro e convidaram os cidadãos de Munique para participar das festividades realizadas nos campos em frente aos portões da cidade para celebrar o evento real.

Os campos foram nomeados Theresienwiese (“campos de Theresa”) em homenagem à princesa e embora os moradores locais tenham abreviado o nome simplesmente para “Wies’n”, era um lugar em que havia corridas de cavalos, parques e, é claro, cerveja. A população gostava tanto da celebração que todos os anos pediam para a festa real continuar e desde então o casamento real é comemorado todos os anos.

A festa era sempre comemorada no mês de Outubro – exceto em 1870 foi adiada para setembro por conta do clima mais agradável nessa época do ano – sendo seu último dia sempre o primeiro domingo do mês.

Atualmente a festa é comemorada com 14 tendas construídas no Therese Wies, exatamente no mesmo local do casamento real em 1810. Cada tenda pode receber milhares de pessoas, o que significa que todos os dias cerca de 250.000 pessoas podem sentar-se em volta das mesas montadas. Cada tenda costume ter uma orquestra, que fica em seu centro, tocando música tradicional e contemporânea o dia todo, convidando os visitantes a levantarem o copo ao som de “Ein Prozit“.

A tradição da festa alemã acabou se espalhando ao redor do mundo e atualmente diversos países têm festivais para celebrar o Oktoberfest. No Brasil temos o festival em Blumenau, que é considerada uma das maiores festas alemãs das Américas, a maior festa germânica do Brasil e é uma das maiores do mundo, junto com a Oktoberfest de Kitchener-Waterloo no Canadá e atrás da original de Munique.

A Oktoberfest de Blumenau foi criada em 1984, depois da cidade ter sofrido uma forte enchente do Rio Itajaí-Açu, com o objetivo de recuperar a economia e levantar a moral dos habitantes. Desde a primeira edição o festival foi um sucesso, mantendo-se até hoje com um público médio de 700mil por ano. Durante o evento acontecem os desfiles de danças típicas (Tanzgruppen), grupos de tiro (Schützenvereine), cantotrajes típicos e culinária alemã.

A Oktoberfest de Blumenau é realizada no Parque Vila Germânica, localizado no bairro da Velha, com duração de 18 dias. Esse ano infelizmente não teremos as celebrações presenciais, mas o festival já está marcado para 2022.

Mas enquanto a gente espera, por que não experimentar algumas cervejas novas?