A Maior Loja Especializada de Cerveja do Brasil

CATEGORIAS

Escola Inglesa de Cerveja

Quando falamos de cervejas nos referimos muito às diferentes escolas cervejeiras, cada uma delas representa a história, tecnologia e cultura cervejeira de determinada região e que com o passar dos anos influenciou o mercado em todo o mundo.

A Escola Inglesa refere-se a região formada pela Inglaterra, Escócia e Irlanda e carrega algumas características e curiosidades que veremos a seguir.

História

Durante a revolução industrial as grandes cervejarias passaram a investir em melhorias na qualidade das cervejas e no barateamento dos processos cervejeiros, o que impulsionou muito as vendas e a popularidade da bebida. Foi nesse momento que o estilo Porter ganhou destaque, já que era possível produzi-lo em grande escala e logo em seguida o estilo Stout, esse dois dominaram o mercado até meados do século 19- quando surgiram as Pales Ales e IPAs.

A história da criação das cervejas IPAs é muito famosa e certamente você já deve ter ouvido: ela foi criada especificamente para os soldados que estavam expandindo territórios nas Índias. As cervejas não aguentavam o tempo de viagem em alto mar, virando uma bebida azeda e intragável. Como já se tinha conhecimento dos benefícios do lúpulo na cerveja (antibactericida, antioxidade), os ingleses passaram a adicionar uma dosagem maior do ingrediente para se obter uma cerveja mais fresca e estável para os soldados.

E trazendo uma curiosidade de história, vocês sabiam que as mulheres que ficavam responsáveis por produzir a cerveja? Elas faziam esse trabalho em casa e utilizavam a bebida como moeda de troca para outro produto. Com isso, algumas casas começaram a se tornar um public house, mais conhecido como pub, que no final se tornou um lugar para que as pessoas pudessem se encontrar e beber. Os “pubs” se tornaram uma peça tão importante da escola inglesa que hoje em dia são a segunda maior atração turística da região, perdendo apenas para a Família Real.

Em função do sucesso dos “Pubs” a maior parte da cerveja era consumida em barris de madeira e não engarrafadas. Ainda hoje alguns bares mantem essa tradição nos mais de 60mil Pubs espalhados na região.

 

Características:

As típicas cervejas da Escola Inglesa são as ales, ou seja, cervejas de alta fermentação. Também possuem como característica a baixa carbonatação, além do amargor perceptível. Nos aromas e sabores predominam a tosta e a torra do malte, de forma leve a mais intenso, dependendo do estilo que estiver provando. Esses são alguns dos principais estilos da região que vale experimentar:

  • Special Bitter
  • Extra Special Bitter
  • Classic English Style Pale Ale
  • English Style India Pale Ale
  • Irish Style Red Ale
  • English Style Brown Ale
  • Robust Porter
  • Oatmeal Stout
  • British Style Imperial Stout
  • British Style Barley Wine
  • Scotch Ale

 

E agora que você já conhece um pouquinho dessa história, o que acha de mergulhar conosco nessa experiência? É só acessar o site e conferir os estilos que estão disponíveis.